domingo, 5 de janeiro de 2014

Utilidade pública...

Sociopatia.
O texto não é meu. É da Wikipédia, mas poderia ser do DSM IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos mentais) ou do CID-10 (Classificação Internacional de doenças da OMS) que conheci à época do meu doutorado na Universidade de São Paulo durante um estágio do Instituto de Psiquiatria do HC. Só o Médico Psiquiatra pode dar o diagnóstico.
"O Transtorno de Personalidade Antissocial, vulgarmente chamado de Psicopatia ou Sociopatia, é um transtorno de personalidade descrito no DSM-IV-TR, caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais, e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros. Na Classificação Internacional de Doenças, este transtorno é chamado de Transtorno de Personalidade Dissocial (Código: F60.2). Na população em geral, as taxas dos transtornos de personalidade podem variar de 0,5% a 3%, subindo para 45-66% entre presidiários."
"Egocentrismo patológico, incapacidade para lealdade ou manutenção de sentimentos de amor ou afeição, sedução apurada, vida sexual impessoal ou pobremente integrada, prática comum de calúnias, omissões ou distorções de fatos e constante incapacidade de seguir algum plano de vida também fazem parte de suas características."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?