quarta-feira, 23 de junho de 2010

Segura que lá vem...

  
Evitei ao máximo postar sobre o assunto aqui, porque sou sempre a chata a fazer críticas sobre como vemos o futebol no Brasil. Mas é inevitável, não consigo me conter. Semana passada, conversando com uma amiga francesa ouvi o espanto dela sobre como festejamos a Copa do Mundo, como apoiamos (sic) a Seleção Brasileira e, principalmente, como deixamos de levar uma vida normal, de trabalho e estudos, pra ver os jogos. "O Brasil pára!?" - foi a frase dela. Não que eu concorde com essa prioridade às avessas, ou com o irritante slogan da pátria de chuteiras e com os manés boleiros que só se lembram de que são brasileiros quando tem Copa e tornam jogar lixo pelas ruas, roubar merenda de criancinha, pagar panetones com verba pública e passar 171 à torta e à direita no próprio país, ou seja, em nós mesmos. Mas hoje já consigo aceitar, pelo menos no meu comportamento, como uma boa chance para festejar alguma coisa, estar entre amigos, com minha família, comer uma pipoca,"no meio da muvuca" (como diz a Mary) e aproveitar a vida. Aliás, não é pra isso que existe o futebol? Entreter? Porque fora essa época, só o que tenho visto é cara feia e estresse. E briga por causa de futebol (!!?!?!). Durante a Copa, ao menos deixam o mau humor para o técnico da Seleção.
Então, a outra observação de minha colega francesa foi a de que somos extremamente críticos em relação ao nosso futebol. Expliquei que, claro, gostamos de ver espetáculo e não apenas ganhar. Quem viu Pelé e Garrincha jogar alimenta isso, e no final das contas é o que é mais divertido mesmo. Mas sinceramente não aguento mais as críticas ao Dunga. Porra! Se você é melhor que ele porque não tá lá no lugar dele? Compra um saco de pipoca e um bandeirão de plástico, pega seu filho na escola e vai curtir a Copa nesse friozinho gostoso no sofá da sua casa e pára de reclamar! E não esquece de botar bastante olho gordo no Dom Dieguito, porque ele tá se achando... e isso também já tá me irritando!

3 comentários:

  1. vc deveria defender mais o Dunga,pq se ele esta la ele e o melhor.beleza beijos MaeMae.

    ResponderExcluir
  2. Boooooaaaaaaa....
    Compartilho, e olha que coisa boa, da tua opinião.
    Eu estava até comentando com um amigo a mania que brasileiro tem, que já está impregnada no ser, de derrota, de reclamação, de lamentação, do futebol à topada que arrancou a cabeça do dedão.
    Acompanhando o teu linguajar eu também vou largar uma: Porra, não foi essa seleção que ganhou a Copa América, a Copa das Confederações e se classificou com três ou quatro jogos de antencedência nas eliminatórias?... Foi né?... Porra, novamente, então porque estão reclamando?
    Não tiro a razão do Dunga quanto as escroteações em jormalistas, principalmente da Globo, que enchem o culhão de qualquer um, principalmente dele.
    Beijos em ti

    ResponderExcluir
  3. É exatamente isso q minha mãe quis dizer aí em cima...ela terminou aqui em casa:"mas ele não ganhou tudo? Do q tão reclamando??"..rs..
    Tem gente não gosta de futebol, gosta é de reclamar! E eu? Eu gosto é da pipoca na hora jogo..ahahah

    ResponderExcluir

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?