domingo, 2 de dezembro de 2007

Parque da Luz

Quando eu era menina, meu pai dizia que eu tinha que descer na Estação da Luz, porque era a estação do metrô feita para a nossa família e eu achava triste outras pessoas não poderem andar de metrô pois não havia todos os sobrenomes na linha... Desde a semana passada fiquei com vontade de caminhar pelo Parque da Luz (Foto_1), no centro de SP. Então no domingo, finalmente fui ao museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz (Foto_2), e fiz o meu passeio! Eu diria que tirei a barriga da miséria, pois ainda fui até o belo prédio da antiga Estação Sorocabana, que hoje dá lugar a Sala São Paulo, sede da OSESP (Orquestra Sinfônica de SP - foto_3)... que renderá outro programa inédito para esta paulistana botina amarela...
Estive também rapidamente pela Estação da Pinacoteca, prédio do antigo DEOPS nos anos pesados da ditadura militar (Foto_4). E transiteitranquilamente pelas ruas já vazias do Bom Retiro, onde poucas lojas funcionam aos domingos, mesmo nesta época do ano. Lá comi a melhor comida grega da cidade no Acrópolis (foto_5). Mesmo bem movimentado, o centro, num domingo ensolarado e as vésperas do Natal, é muito mais leve que durante a semana. Mas desde que cheguei, em agosto, tenho achado a cidade mais arejada: a retirada dos outdors simplesmente mostrou São Paulo. Minha amiga, Lizandra Magon, minha cicerone pela área, lembrou que ainda falta sumir com a fiação exposta que arrebenta com a bela arquitetura do centro. Acredito que na cidade ainda há muito a se fazer: pela população, pelo transporte, pelo meio ambiente, pela periferia, etc... etc... etc..., no entanto, desde que saí daqui há 6 anos, tenho visto que (mesmo que a passos de formiga) as coisas vêm melhorando. Esse cuidado com as áreas públicas é um exemplo... quando se percebe o respeito é mais fácil ter respeito. Acho que muita gente sente como eu... espero...

2 comentários:

  1. Viva o patrimônio histórico brasileiro !!!!

    Viva o belo exemplo que voc~e teve a oportunidade de curtir. É isso aí, aos poucos chegaremos lá.

    Beijo, Lulu

    ResponderExcluir
  2. Oi Lulu!
    Tem que vir pra cá num final de semana p fazermos uns programas cultuais e "ver" o patrimônio paulistano!
    bj Sill

    ResponderExcluir

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?