terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Um novo tipo de amizade...


Já havia ouvido falar de muitos tipos de amizade. Amizade de infância, quebra galho, da onça, verdadeira, de balada, de trip, de irmão, colorida... Hoje, li sobre a amizade quadrática. Fiquei imaginando os ângulos retos. Seria uma amizade do tipo careta. Ou seria uma que valesse mais que o dobro. Nada. Trata-se da amizade dedicada entre dois números. "O dezesseis diria ao treze: - Quero prestar-te uma homenagem, meu caro. O meu quadrado é 256 e a soma dos algarismos deste quadrado é treze. O treze, por sua vez, responderia: - Agradeço sua gentileza, meu amigo, e quero retribuí-la na mesma moeda. O meu quadrado é 169 e a soma dos algarismos desse quadrado é dezesseis." (Em O Homem que Calculava de Malba Tahan, Editora Record, 71ºedição, 2008). Preciso arrumar um amigo que me queira como a soma dos algarismos do seu quadrado.... Um amigo quadrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?