sábado, 13 de julho de 2013

SP on July...

É a época do ano que mais gosto de andar pela cidade. Menos trânsito e menos estresse permitem a atenção ao que a cidade tem de melhor. No primeiro fim de semana do mês, fui convidada para o Giro Cultural da USP. Uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade para visitas monitoradas a alguns dos exemplares do "patrimônio arquitetônico, artístico e cultural" da cidade. O percurso é feito em um confortável ônibus, com ar condicionado, água e lanchinho. É, senti falta de uma longa e boa caminhada, mas são bons os motivos para isso. Há vários roteiros. Esse que fiz é "A USP e a SP Modernista". Ideal para quem não conhece a cidade e suas histórias. Os monitores, um historiador e uma arquiteta muito bem preparados, deram o recheio da visita, contando como tudo o que vimos fez parte da construção da cidade que temos hoje. E como ando muito sortuda, o dia estava ensolarado e lindo, perfeito para as fotos. A primeira parada foi no Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga. Como uma paulistana fajuta assumida, nunca havia estado lá, o que me rendeu aquela surpresa gostosa da descoberta de quando visito uma cidade ou um país diferente. Como está sendo restaurado, estivemos apenas na área externa do Museu e no Parque da Independência. Os jardins e as cores são realmente especiais. As fotos falam por si.






De volta ao ônibus, passamos por pontos interessantes como o Museu de Zoologia, os Palacetes da família Jafet, o Palácio das Indústrias, Biblioteca Mário de Andrade e vários prédios modernistas que mudaram a cara da cidade no início do séc.XX. Sempre ouvindo as histórias e trilha sonora de Villa Lobos.
A segunda parada foi na Vila Penteado. Na verdade, o único Palacete da Família Alvares Penteado que restou em Art Nouveau na R.Maranhão, Higienópolis, atual sede da pós graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Um mimo da aristocracia da nova indústria que chegava ao país.





Para fechar, demos uma última parada no Parque do Ibirapuera para a visita ao Museu de Arte Contemporânea. O melhor de tudo isso? é "di gratis" do "neolatim brasillis": de graça!


Serviço: Giro Cultural
Atividades: Roteiros gratuítos pelo patrimônio arquitetitônico, cultural e artístico da Universidade.
Vagas limitadas
Contato: girocultural@usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?