quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Evento do Terra Madre Brasil - Slow Food

Em outubro vou participar pela 1ª vez de um evento do Terra Madre Brasil, em Brasília. A seguir o texto do próprio Terra Madre:


O Terra Madre Brasil acontecerá em Brasília, entre 04 e 07 de outubro de 2007, paralelamente à IV Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária.
O evento será realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, em colaboração com o Slow Food Internacional e ABRASEL-DF.
Na ocasião estarão reunidos representantes das
comunidades do alimento brasileiras, acadêmicos e chefs de cozinha da rede Terra Madre, e os líderes dos convivia Slow Food do Brasil. Contaremos também com a presença de representantes do Slow Food da América Latina e Itália.
Os Chefs de cozinha irão participar das Oficinas da Terra - momentos de discussão – fazendo intercâmbio com comunidades tradicionais, agricultores familiares, pescadores artesanais – todos produtores de alimentos de excelência gastronômica e oriundos da agrobiodiversidade brasileira.
O Terra Madre é um evento fechado ao público, mas fará uma interface interessante com a IV Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, através de um restaurante aberto ao público com alimentos preparados a partir de produtos da agricultura familiar, e um espaço gourmet, que oferecerá Oficinas do Gosto para crianças das escolas públicas, oficinas de
Ecogastronomia apresentadas pelos Chefs da rede Terra Madre, e eventos beneficentes – almoços e jantares preparados pelos Chefs de cozinha.

Já está confirmada a presença dos seguintes Chefs:

Beth Beltrão – Tiradentes (MG) - Restaurante Viradas do Largo
Dona Lucinha – Belo Horizonte (MG) - Restaurante Dona Lucinha
Fábio Sicília – Belém (PA) - Restaurante Dom Giuseppe
Faustino – Fortaleza (CE) - Restaurante Cantinho do Faustino
Francisco Ansiliero – Brasília (DF) - Restaurante Dom Francisco
Mara Alcamim – Brasília (DF) - Zuu aZdZ, Universal Diner, Empório Quitinete
Maria Olímpia – Visconde de Mauá (RJ) - Restaurante Fazenda do Mel
Teresa Corção – Rio de Janeiro (RJ) - Restaurante O Navegador
Rosa Hertz e Fernando Calderon – Rio de Janeiro
Laurent Suaudeau – São Paulo
Ulisses Dias – Piracicaba
Maria Madalena Oliveira Leite – Montes Claros
Maria do Céu – Manaus
Beto Pimentel – Salvador
César Santos – Recife
Ofir Oliveira – Belém
Murielle Dargaud – Pirenópolis
Emiliana Azambuja – Goiânia
Ivan Sartorato - Florianópolis
Ana Toscano, Maria de Fátima Hamu, Rita de Medeiros, Venceslau Calaf e Salti Sun – Brasília

Mais informações nos sites:

Terra Madre Brasil
Coordenação Geral: Lia Poggio e Roberta Marins de Sá. Colaboradores: Francisco Ansiliero, Guilherme Hamu, Kátia Karam Toralles, Marcia Riederer, Margarida Nogueira, Maria Antonia Moreira, Maria de Fátima Hamu.
Realização: Ministério do Desenvolvimento Agrário
Apoio: Slow Food. Instituto Iberoamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA. Fundação Banco do Brasil Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretaria de Inclusão Social Educação em Foco Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – DF – ABRASEL-DF.
Saiba mais:
Slow Food é uma organização internacional que forma o público em matéria de alimentos e sabor, trabalha para preservar a agrobiodiversidade, organiza eventos e publica livros e revistas. Começou na Itália em 1986 e atualmente conta com mais de 83.000 membros em 122 países, e filiais na Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido. Os membros do Slow Food pertencem a grupos locais (conhecidos como condotte na Itália e convivium em outros lugares) que organizam cursos, degustações de alimentos, jantares e viagens ligadas a gastronomia. Esses grupos promovem as campanhas da organização no nível local e participam de eventos internacionais do Slow Food. www.slowfoodbrasil.com
A Fundação Slow Food para Biodiversidade tem em mente um novo sistema agrícola que respeite as identidades locais, os recursos da Terra, a pecuária sustentável e a saúde de consumidores. Fundada em 2003, a Fundação Slow Food para a Biodiversidade é uma organização sem fins lucrativos estabelecida para promover o apoio econômico às atividades do Slow Food, salvaguardando a biodiversidade através das Fortalezas, da Arca do Gosto e da rede de mercados de produtores.
Desde agosto de 2004 a Fundação Slow Food tem um acordo de cooperação internacional com o Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil (MDA), e os programas do Slow Food são realizados no país com o apoio do MDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?