sexta-feira, 2 de novembro de 2007

31 de outubro...

Foi por causa da minha xeretada diária no blog da Neide que eu lembrei lá, que dia 31 de outubro é o dia do Saci! Sempre achei um absurdo essa importação barata de tudo que é costume ou cultura estrangeira. Claro que não sou xenofóbica. Quem me conhece sabe que adoro viajar pra tudo que é canto do mundo para conhecer a vida de outros povos, mas daí a achar que tenho que introduzir tudo o que é de fora na minha vida porque é melhor do que o que eu tenho aqui, é outra história. Aliás foi por causa destas viagens que eu me toquei do valor do que tenho aqui que é só meu, nosso... Ainda acredito que vamos ter o Papai Noel Tupiniquim um dia desses fazendo sucesso nos meios midiáticos... Não sei como os modernistas não pensaram nisso! Acho que na década de 20 o Papai Noel vermelho da Coca-Cola ainda não era o fenômeno dos dias atuais... afinal, já o incorporamos e os pobres suam feito vacas mochas no nosso verão de torrar miolos... Ainda vou dar essa idéia pra a Antártica... Andei por estes dias macambúzia pensando como nossa cultura corporal foi reduzida aos esportes de quadra, ou ainda como nossas crianças nem tem idéia da riqueza de nossas danças folclóricas em todo esse Brasilzão véio e sem porteira. E depois de conhecer o Slow Food, fiquei achando que tinha que haver o "Slow Moviment" para resgatarmos o que temos de tradicional em nossa cultura no que diz respeito a brincadeiras, danças, jogos e movimento... Não dá pra não esquecer que temos um só nosso, resultado da miscigenação única que temos aqui: a Capoeira! Segundo a lenda indígena, o Saci é uma criança indígena, com apenas uma perna, de cor morena e que possui um rabo. Com a chegada dos africanos, acrescentou-se aí o fato de ele ser um negrinho que perdeu a perna jogando Capoeira! De lá também veio o cachimbinho e dos europeus a carapuça vermelha, fonte de todo o seu poder!!! Vive pregando peças e fazendo travessuras pra todo gosto! Quem consegue tomar o gorrinho do danado tem pra sempre o seu escravo! Eu só o conheci através das estórias de Monteiro Lobato, no Sítio do Pica-pau Amarelo. O meu, eu peguei na Wikipédia. E você? Já pegou o seu Saci?

4 comentários:

  1. Menina, que alívio. Eu já estava pensando que ess opinião era só minha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Agdah... eu tb as vezes me sinto assim... o duro é ouvir que sou maluca dos amigos..rs..

    ResponderExcluir
  3. Sil, estou contando contigo pra botar pra frente este Slow Moviment.
    beijinho, N

    ResponderExcluir
  4. Oi Neide! Pra isso tinha q ter alguém de peso desta área da EF. Como não é minha praia de estudo, fica difícil bolar algo c respaldo. Tenho uns amigos q trabalham c EF escolar e outro da Reacreação e Lazer e tm foco isso nas aulas dele, além disso tem o povo da Capoeira, né? Eles podem ser bons nomes p ajudar a gente. bj Sill

    ResponderExcluir

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?