sábado, 10 de novembro de 2007

Coisa de mulher...

Como não tenho coragem de cortar ou pintar meu cabelo, resolvi dar uma geral no blog... vontade de mudar dá nisso! Pra quem não botou fé quando eu contei sobre os resultados do feminismo na Escandinávia, que me impressionou em minha última viagem, dê uma olhada no ranking do Fórun Econômico Mundial no Yahoo Notícias do dia 08/11/2007. Os países nórdicos mantêm a liderança de igualdade entre os sexos nos salários, educação, saúde e participação política (o presidente da Finlândia é uma mulher). O Brasil ficou apenas no 74º. Não, não sou sexista, mas acho que a mulher brasileira tem que repensar seus valores... Mas enfim, tudo depende do ponto de vista. Quando estive no Egito, fiquei feliz por nossos homens serem apenas machistas ao modo brasileiro... Durante a viagem, cheguei a achar graça quando percebi que era rotina quererem saber onde estava meu marido e como me deixava viajar sozinha pelo mundo! Por mais de uma vez ofereceram camelos por mim ao amigo que me acompanhava!! Só me deram sossego quando cobri minhas madeixas. Acho que já sabem que ficamos chocadas e acabam fazendo graça com o assunto para jogar charme... Foi quando nosso guia nos disse que as mulheres devem se cobrir pois os homens são fracos e não conseguem controlar seus instintos! Fiquei pensando na força que essas mulheres têm que fazer, em dobro, por eles, que podem ter até 4 mulheres e casar de novo, ao passo que elas ao se separarem, devem ficar sozinhas pra sempre... No entanto, compreendi nossas diferenças culturais. Na foto_2, mulheres no povoado Núbio em Assuam, Egito, só usam preto e cobrem-se até para se refrescar no Nilo (Foto: Maria Lúcia Dornas). Mas isso não me faz acreditar que temos que aceitar desrespeitos a alguns direitos óbvios, como saúde, educação, salários e integridade física... que não podem estar vinculados a religiões, regimes políticos ou qualquer outra condição. Só somos sexo frágil quando se mede força física (há ainda as que sejam mais fortes que eles!!) mas na força da alma não há diferenças... as mulheres de Almodovar que sirvam de exemplo...

2 comentários:

  1. Oi Sill...não acredito que é você!!! Quando descobri o site da Neide, vim passear por aqui amei e adicionei na época como um de meus "sites" favoritos!!! Maravilha!!! Que nossas afinidades nos unam!!!
    Bjs e até breve,

    Alessandra Madeo

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra! Jura que já conhecia meu blog?! Que legal!! Seja bem vinda!! Temos mesmo mtas figurinhas p trocar! Inté, Sill

    ResponderExcluir

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?