quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Mais arte...




Como tudo que vi por lá, eu adorei. Mas acho que esse "adorei" desta vez é um pouco maior. Simplesmente porque eu adoro história. Adoro entrar nas igrejas antigas para ver as marcas do tempo. Adoro ouvir causos sobre o que acharam, onde e ainda não sabem o porquê. Adoro sentir o cheiro de madeira mofada ou da cal sob o piso. Adoro ouvir o ranger das tábuas quando vamos caminhando devagarinho. Foi assim na Igreja de Santo Alexandre. Que já foi de São Francisco Xavier. E hoje, junto com a antiga Casa Episcopal, é parte do Museu Sacro. O prédio do séc.XVIII faz parte do complexo Feliz Lusitânia. Depois de quase ser demolido, foi todo restaurado e dado de presente para matar a curiosidade de xeretas como eu. E fizeram muito bem feito. A visita guiada foi perfeita. Uma pena não podermos entrar com a câmera fotográfica. Mas trabalho sério de preservação tem dessas coisas. Peças comidas pelo tempo foram recuperadas e que, numa bela exposição, me deixaram impressionadíssima com a iluminação feita com fibra ótica. Não há feixe de luz. Só a luz. Que parece sair da peça. Não vi isso em lugar nenhum. Só lá. Mosquei e acabei não fotografando a fachada, então tomei a liberdade de pegar uma bela foto no Fickr do fotógrafo Breno Peck, um morador apaixonado por Belém. As demais fotos são todas minhas mesmo. Segundo minha consultora para história da arte, minha amiga Maria Lúcia Dornas, o estilo foi precursor do Neoclássico com toques do Rococó no país porque, na época, os artistas em Minas ainda praticavam o velho e bom Barroco. Mas... até agora ninguém me identificou quem foi esse tal Alexandre que tomou a Igreja do pobre Francisco Xavier...
Foto: Breno Peck - Belém do Pará.

2 comentários:

  1. Eis o sacrista!!

    "Santo Alexandre I, natural de Roma, foi o sexto Papa da Igreja. Sucedeu a Santo Evaristo, no ano 107 e tinha apenas 30 anos de idade quando assumiu a cadeira de São Pedro. Apesar da idade, exercia já grande influência sobre as pessoas, pela sua extrema piedade e reconhecida santidade. É o sexto Papa da Igreja e também o sexto a tombar em defesa da fé."

    Carinha gente boa esse, vistes!
    Beijos em tu
    Robson

    ResponderExcluir
  2. Grande Robson!
    Achei mesmo q era romano pelas vestimentas da imagem exposta no museu. Super obrigada pelo help cultural!!! Adorei. bjs

    ResponderExcluir

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?