sábado, 31 de janeiro de 2009

Mosqueiro...

a
Ainda antes de ir pro Marajó (uma hora chego lá!) fomos passar um dia em Mosqueiro. Um pequena ilha que fica ao Norte de Belém. Não tenho certeza da tranquilidade que encontramos por lá, já que fomos em um dia de semana. Mas enfim, a cena foi inebriante. Um marzão de água doce sem fim. Quentinha. São várias praias seguidas. Uma diferente da outra. Calçadão em alguns trechos. Barzinhos em outros. Outras mais selvagens. Mas todas lindas. Se for mesmo esse sossego todo, é o paraíso. Ao menos a idéia que faço de um. Sol. Gente simpática. Água doce (meu cabelo ficou maravilhoso). Peixe para o almoço. Peixe para o jantar. Tranquilidade. Cheio de casinhas antigas. Muito antigas. Conservadas no tempo. Pra chegarmos lá, atravessamos uma ponte na PA391 sobre o Furo das Marinhas, que separa o continente da ilha. Só esse canal já foi um espetáculo a parte. Água. Só água. Pra todo lado. Água.
Sabe um daqueles dias de preguiça merecida? Estirada na areia. Lendo Saramago. Pé na água. Diante dessa paisagem. Então. Paraíso. Pra mim, não é preciso mais nada.

De volta à estrada, não resisti e voltei pra fotografar uma placa dentro de uma propriedade. Surreal. Engraçada, se não fosse tão neurastênica. Fiquei pensando sobre o preço a pagar por se viver num lugar tão lindo, mas tão afastado de tudo. Porque haja chão de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?