Há muitas lendas amazônicas, mas esta que vimos no Museu do Encontro do Forte do Presépio, sem dúvida, foi a que mais me encantou em toda a viagem. A Muiraquitã é uma pequena rã moldada em uma argila especial retirada do fundo do lago Iaci-Uaruá (Espelho da Lua) pelas Icamiabas ou Amazonas. Uma tribo só de mulheres, bravas índias do Baixo Amazonas. Mergulhavam no lago para moldarem a Muiraquitã para ofertá-la aos guerreiros Guacaris. Uma tribo só de homens. Uma vez por ano reuniam-se para uma festa dedicada a Lua quando faziam amor. Após a festa, as Icamiabas entregavam aos Guacaris seu amuleto enfiado em fina trança de seus próprios cabelos para serem usados como sinal de honra para atrair caçadas e boas colheitas. É símbolo de fertilidade e prosperidade na Amazônia. No pólo joalheiro São José Liberto e Museu de Gemas do Pará (antigo presídio), encontramos Muiraquitãs de argila, de rochas e também de gemas preciosas. Na maioria das vezes verde, como as originais. Essa minha é chamada Rocha Jade e veio da região do Araguaia. Que traga muita prosperidade e amores em 2009!
Olá Sill,
ResponderExcluirObrigado pela visita. Adorei teu comentário.
Teu Blog é fantástico, é uma mistura de tudo que gosto, inclusive já viajamos inúmeros destinos iguais; mas meu sonho e quem sabe o próximo será o Egito, adorei tuas fotos de lá.
Carlos.
Ola! meu nome é Gustavo, andei fuçando seu blog...
ResponderExcluircomo faço pra adquirir uma muiraquitã dessa feita em jade?
escrevi um livro sobre folclore há pouco e estou atrás de uma muiraquitã! não acho pra comprar na internet! você tem contato com algum lugar que venda? sou de são paulo!
grato e no aguardo!
grosseb@gmail.com
Olá Gustavo, Descuple só vi seu recado hj! Bom, meu Muiraquitã eu trouxe do Pará. Lá vc pode comprar em feiras de artesanato ou em lojinhas de souvenirs p turistas. Nunca vi p vender por aqui. Talvez fosse interesante vc entrar em contato c alguém de lá p te enviar pelo correio. Tem um amigo q segue o blog q é de lá. Acho q ele ficaria mto feliz em te ajudar pois ama difundir toda a cultura Marajoara. O nome dele é Robson e segue o blog no link a direita.
ResponderExcluirEspero q ajude!
Abçs e obirgada pela visita!
Adorei Sil. O sapinho é uma graça e a história também. Vou mostrar para o Andre.
ResponderExcluirTem tudo a ver com a pesquisa dele!
Grande abraço!
Boas Férias
pat