terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O Muiraquitã...


Há muitas lendas amazônicas, mas esta que vimos no Museu do Encontro do Forte do Presépio, sem dúvida, foi a que mais me encantou em toda a viagem. A Muiraquitã é uma pequena rã moldada em uma argila especial retirada do fundo do lago Iaci-Uaruá (Espelho da Lua) pelas Icamiabas ou Amazonas. Uma tribo só de mulheres, bravas índias do Baixo Amazonas. Mergulhavam no lago para moldarem a Muiraquitã para ofertá-la aos guerreiros Guacaris. Uma tribo só de homens. Uma vez por ano reuniam-se para uma festa dedicada a Lua quando faziam amor. Após a festa, as Icamiabas entregavam aos Guacaris seu amuleto enfiado em fina trança de seus próprios cabelos para serem usados como sinal de honra para atrair caçadas e boas colheitas. É símbolo de fertilidade e prosperidade na Amazônia. No pólo joalheiro São José Liberto e Museu de Gemas do Pará (antigo presídio), encontramos Muiraquitãs de argila, de rochas e também de gemas preciosas. Na maioria das vezes verde, como as originais. Essa minha é chamada Rocha Jade e veio da região do Araguaia. Que traga muita prosperidade e amores em 2009!

4 comentários:

  1. Olá Sill,
    Obrigado pela visita. Adorei teu comentário.
    Teu Blog é fantástico, é uma mistura de tudo que gosto, inclusive já viajamos inúmeros destinos iguais; mas meu sonho e quem sabe o próximo será o Egito, adorei tuas fotos de lá.
    Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Ola! meu nome é Gustavo, andei fuçando seu blog...

    como faço pra adquirir uma muiraquitã dessa feita em jade?

    escrevi um livro sobre folclore há pouco e estou atrás de uma muiraquitã! não acho pra comprar na internet! você tem contato com algum lugar que venda? sou de são paulo!

    grato e no aguardo!

    grosseb@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Gustavo, Descuple só vi seu recado hj! Bom, meu Muiraquitã eu trouxe do Pará. Lá vc pode comprar em feiras de artesanato ou em lojinhas de souvenirs p turistas. Nunca vi p vender por aqui. Talvez fosse interesante vc entrar em contato c alguém de lá p te enviar pelo correio. Tem um amigo q segue o blog q é de lá. Acho q ele ficaria mto feliz em te ajudar pois ama difundir toda a cultura Marajoara. O nome dele é Robson e segue o blog no link a direita.
    Espero q ajude!
    Abçs e obirgada pela visita!

    ResponderExcluir
  4. Adorei Sil. O sapinho é uma graça e a história também. Vou mostrar para o Andre.
    Tem tudo a ver com a pesquisa dele!

    Grande abraço!
    Boas Férias
    pat

    ResponderExcluir

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?