segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Salinópolis...




Para o reveillon escolhemos uma praia do litoral atlântico, ao nordeste de Belém. O visual é maravilhoso como todo o resto. Mas na maioria das praias de Salinópolis, os carros podem entrar. O que não faz muito a minha praia. Alguns mais desatentos, esquecem que a maré baixa. Milhares de metros. De verdade. Mas volta mais tarde. Di com força. E são pegos no meio do caminho. Hillux, Varilux, Santas Fés, Tucsons, Rams, Fs milhares com suas trações completas espalhavam-se pelas areias de algumas das praias que conhecemos. Farol Vermelho, Atalaia e Maçarico. Badaladíssimas. Bares. Azaração. Congestionamento na areia. E uma moda por lá: todos abrem os porta malas dos carros equipados com sons poderosíssimos. Cada um com uma música. Um estilo. Um volume. Uma loucura. Pra quem gosta de agito, um pratão. Mas como queríamos
um pouco mais de sossego, acabamos encontrando um cantinho chamado praia da Curvina. Uma imensa faixa de mangue preservada, e protegida por lei, impede o acesso dos carros. Conclusão: poucos frequentam. Então foi lá mesmo que pulamos nossas 7 ondinhas. Na falta de champagne, tomamos nossa Ice Vodca. Fizemos nossa oração. Nossos pedidos. Intenções e ziriguiduns pra 2009. Tudo em paz. No calçadão da orla, fogos e música. Na praia, só os da paz. No dia seguinte, foi também lá que uma caminhada quase sem fim mostrou mais delicadezas de um lugar tão especial como o encontro do mangue com o mar.
Foi nesta orla, que demos a primeira corridinha no calçadão do ano. Um calçadão cheio de Primaveras e Palmeiras. E Garças. Gigantes. Observando todo o movimento. Lá também comemos uma surpreendentemente gostosa pizza no Paulista. Foi assim que, em Salinópolis, recebemos 2009.
Ainda conhecemos uma outra praia fantástica naquela região, com nossos amigos paraenses, que vai merecer outro post amanhã, de tantas fotos lindas que fiz por lá.

4 comentários:

  1. Por onde andas... ohh letrista linda???
    Robson

    ResponderExcluir
  2. Vixe, como você escreveu... Já caí na vida de novo, mas a viagem ainda tá fazendo efeito... Bjs

    ResponderExcluir
  3. Belas imagens, texto gostoso.
    Voltarei (a Belém e a este blog!).

    ResponderExcluir
  4. Eita que já estou com uma saudade danada desta terra. Logo, logo posto mais fotos e causos de lá. Obrigada pelas visitas. bjs Sil

    ResponderExcluir

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?