terça-feira, 20 de maio de 2008

Blindness...


Ensaio sobre a Cegueira (Fernando Mirelles, Brasil/ Japão/ Canadá, 2008). Ainda por estreiar. Estou terminando de ler o livro homônimo de Saramago cujo texto foi adaptado para o filme. "(...) não me perguntem o que é o bem e o que é o mal, sabíamo-lo de cada vez que tivemos de agir no tempo em que a cegueira era uma excepção, o certo e o errado são apenas modos diferentes de entender a nossa relação com os outros (...)". A impossibilidade de usar o mais apurado dos sentidos, expõe o que vem de nossas profundezas nua e cruamente. Tudo que está aí e não enxergamos com os olhos e que podemos ver com a cegueira. "(...) Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos." Adoro esse português excomungado pelos conterrâneos e sempre ouvi só elogios a esse texto de 1995. Agora vou rasgando o livro aos poucos e me convenço que, como eu, ele tem poucas expectativas sobre o humano mas consegue achar, em meio ao caos, o que temos de melhor. Naqueles que têm algo de melhor. Também gosto do Fernando Meirelles. Estou imaginando que ele tenha captado bem a atmosfera lamacenta do livro. Mas será que conseguiu captar a alma da cegueira? I hope so. Pelo menos foram pra Cannes. Esse quero ver na pré-estréia. (Saramago, José. Ensaio sobre a cegueira. Compania das Letras. 41ª Reimpressão.1995).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?