domingo, 25 de maio de 2008

Corpus Christi...


Sempre neste feriado, programava pra ir ver os tapetes montados pelas ruas de Ouro Preto, em Minas. Mas como nunca conseguia acordar antes do sol, chegava pra além da procissão, quando as cores já estavam todas misturadas pelas calçadas e sapatos dos fiéis. Nesta 5ªF, feriadão de Corpus Christi, fugi de ir a missa com a Candinha e fui com minha amiga Silvia, do BEA, até Itapecerica da Serra ver os tapetes de serragem pelas ruas da paróquia. Os mineiros trouxeram essa tradição pra cá. Levantam bem antes do sol e armam as figuras bíblicas pelo asfalto. Só que aqui, a procissão acontece bem no fim da tarde. Assim, pela primeira vez consegui ver tudo lindo e colorido pelo chão. Não ocupam toda a via e são numa extensão bem menor, mas representam uma arte delicada que provavelmente não vai durar muito. Em muito boa compania, depois dos tapetes fui almoçar num restaurante na Estrada de Itapecerica chamado Da Roça. Comidinha caseira e gostosa de doer. Com doces de tacho de cobre (de leite e de banana) na sobremesa. Num lugar cheio de galinhas, bodes e bois que ninguém imagina aqui tão perto de São Paulo, as galinhas d'angola gritavam em coro: "Tô fracoooo". Na volta, ainda paramos na Casa do Mel, onde achei o de Jataí e de abelhas indígenas do Maranhão. Límpidos e azedinhos. Do jeito que eu gosto. Foi um dia deliciosamente slow que terminou com o Speed Racer...

Um comentário:

  1. Esses tapetes são o máximo, estava comentando isso na própria quinta do feriado com o meu sócio, nós dois trabalhando no escritório e o solzinho gostoso chamando a gente pra fora. Foi ver o Speed Racer? Que bom! Estou cercada de curtas-metragens por todos os lados, já vi uns 150 e devo ver mais uns tantos até final de junho. Tá difícil de sair, por isso não te liguei. Domingo vai ter um show sensacional, grátis, no Parque Vila Lobos. Se estiver a fim, me liga. Beijos

    ResponderExcluir

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?