quinta-feira, 24 de julho de 2008

Pequim 2008...


Nunca tive nenhuma vontade de ir a uma Olimpíada. Adoro viajar, mas muvuca não é comigo. Além disso, com os gastos num evento desses é possível se fazer umas três viagens iguais num período mais calmo. Mas a China é realmente fascinante. E acredito que vai render muita história essa Olimpíada por lá. Por tudo que já fizeram no país para as competições em tempo recorde, pelos exageros incomensuráveis, pela quantidade de gente que esperam e por toda a história do país. Andei lendo sobre como o maior império até o século IX d.c. sucumbiu ao ópio por uma xícara de chá nas mãos da Compania das Índias, o maior império comercial da história, que levou a Grâ Bretanha a seu apogeu econômico no séc XVIII, e todas as conseqüências decorrentes deste declínio, como a independência da colônia Americana e a Revolução Cultural da China (História do Mundo em Seis Copos do Tom Standage, Jorge Zahar Editor e Cisnes Selvagens de Jung Chang, Cia. das Letras).
E agora os Tigres Asiáticos não desistem de querer mostrar ao mundo que não morreram entorpecidos pelo ópio ou afogados no chá. Apenas juntaram forças pra dominar o planeta. Vire seu copo e verá "Made in CHINA".
Mas o que mais me impressiona sempre, é a política que conseguem fazer com o evento. Por isso, vai ser lá. Impressionante. Além disso, o Iraque acaba de ser gentilmente desconvidado. Dissolveram o Conselho Executivo do Comitê Olimpico e as Federações do país pra colocar um ministro mais ligado às questões políticas. Então foram cortados. Pierre de Coubertin deve ter se revirado no túmulo. Coitado. Ideal Olímpico que nada. Eu quero é uma medalha pra dizer pro mundo quem manda aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?