sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Estação das Docas...



O Complexo Turístico Estação das Docas parece que foi uma das primeiras iniciativas da revitalização da Orla de Belém para o turismo e lazer. Assim como as docas de Buenos Aires e Nova Iorque, lá tem restaurantes, bares, lojas, artesanato, teatro, cinema e serviços turísticos. E Cairu (!!!). Tudo muito moderno. De bom gosto. Uma badalação gostosa com a brisa fresca do Guajará. Na compania de nossos queridos paraenses prediletos, Robson e Savana, foi lá nosso début nos pratos típicos do Pará. Num espaço único do antigo galpão do cais do porto, um palco deslizante corre pelos trilhos da antiga doca sobre os restaurantes. Com muito boa música. Ao vivo. Chiquérrimo. No Lá em Casa, pedimos o menu degustação. O Ver-o-Pesinho. Assim, provamos de uma só vez vários pratos. Uma fartura. Casquinho e Unhas de Caranguejo. Filhote no Tucupi. O meu predileto. Arroz com Jambu. Que eu não senti o trimilique na língua. Maniçoba. Pato no Tucupi. Farofinha de Farinha de Puba com Castanha. Um mimo. Feijão Manteiguinha. Leite de Côco. E, não sei como, Pirarucu. Mesmo com a pesca proibida, alguns restôs servem.
Tudo tão delicioso, que voltamos para almoçar, dessa vez, no Spazzio Verdi. E o que deixou saudade foi o Filhote ao Creme de Pupunha com Arroz de Jambu preparado numa linda panela de barro. Jesuis.

Foi das Docas que pegamos o barco para o passeio pela orla do post anterior. Foi lá também que conheci a loja do Damazônia Chocolates. Chocolate amargo de 72 e até 80% de cacau. Minha perdição declarada. Com recheios de geléias bem azedinhas de frutinhas como bacuri, açaí e cupuaçu. E também de castanha do Pará. Claro. Vai ser difícil viver sem eles por aqui. Sim. Passei muito bem. Obrigada. Não. Não voltei mais gorducha ainda. É tudo muito saudável. E andei muito. Caminhei mais ainda. Dancei. Só um pouquinho. Com o boto ;) . Mas até corri na orla de Salinas. Voltei com a cor da Amazônia. E muito feliz. Pra quem quer pagar alguma das minhas contas de luz.

2 comentários:

  1. Oi Sill,
    li um comentário seu em outro blog sobre ter tomado açaí com farinha d'água. Será que isso foi em São Paulo? Se for me passa o endereço do local por favor!!!!!!! aguardarei sua resposta neste post ok!? obrigada Suzana

    ResponderExcluir
  2. Olá, Suzana,
    Sei que eles comem açaí com farinha e peixe no Pará, mas não experimentei qdo estive lá. Em Belém e redondezas, é fácil encontrar AP (açaí puro), mas aqui no sudeste, acho q só batido c banana e guaraná pq já vem assim de lá. Segundo o q ouvi, é só assim q conseguem comercializá-lo por aqui pq puro é mto forte e não se consegue comer assim por aqui...

    ResponderExcluir

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?