segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Made in Pará...

 
Frutas mimosas, lindas e saborosas lá do Pará, da Ilha do Marajó. Estive lá em janeiro de 2009, e como não anotei os nomes, só me lembro da inigualável acerola, da carambola com cor de canela e do bacuri que provamos da fruta, do suco e do creme que acompanha um peixe muito do bão. As imensas redondas verdes, são de uma árvore chamada Cuieira, mas não acho que servem para comer. Mas o que será a última delas com a florzinha amerelinha? E a Espinhudinha? Alguém? Heim? Uhm...


4 comentários:

  1. Sil, lá vai, pela ordem, incluindo as que você já sabe: acerola, carambola, bacuri, graviola, cuia e murici. Belas fotos, como sempre. Parabéns. beijos, n

    ResponderExcluir
  2. Fale Silmara... linda Silmara!
    Bom, faço minhas as palavras da Neide, acima!
    Porém, com apenas uma ressalva!
    "Murici" é como chamam lá pelos lados do Nordeste! Aqui no Pará, a pequena amarela aí, travosa e deliciosa, é conhecida como "MURUCI".
    No mais, as fotos são belas, assim como é bela a lembrança dos bons momentos vividos por aqui ao lado de vocês e das boas risadas que demos juntos.
    Beijos em ti

    ResponderExcluir
  3. Ah sim, só pra constar!
    A Cuieira produz esse fruto aí que não é comestível, apesar de ter um miolo bem denso e que os cientistas de plantão não se preocupam muito em saber se há alguma utilidade pra isso!
    Bom, quando o fruto é retirado da árvore, é partido no meio, o miolo é retirado e descartado. O que sobra são duas bandas chamadas de "cuias" e que são trabalhadas, pintadas de preto, com alguns arranjos pessoais, e colocadas a disposição dos turistas pra eles tomarem o nosso famoso tacacá. Lembra dele?
    É isso...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Neide! Eu não conseguia me lembrar do nome da Graviola! E o Murici, tomei do suco, mas não sabia como era essa a frutinha :-) Super obrigada, amiga!
    Oi Robson! Eu só lembrava q a cuia servia p algo mto interessante mas tb não me lembrei do tacacá! Tenho tantas fotos do Pará q ainda quero contar as histórias, mas tá td se perdendo na minha memória de peixinho vermelho.rs..Obrigada sempre pela ajuda, e volte sempre! Saudades tb!
    E voltem semrpe! bj

    ResponderExcluir

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?