sexta-feira, 20 de julho de 2007

Chegando na Suécia...

Hej! Saí da Noruega com a Kate de trem em direção a cidade onde ela mora: Gotemburgo (Foto_1) ou em sueco: Göteborg (Iôtebor). É a capital da cultura da Europa no momento e foi eleita a cidade que melhor recebe o turista! E não tenho do que reclamar. Uma cidade linda, limpa, aconchegante, povo educadíssimo e claro a melhor cicerone que eu poderia ter: a Kate! Um cartão postal da cidade: Posêidon na praça do Konstmuseet (Foto_2). Foi na Suécia que "descobri" como nosso sistema de ensino está um "pouquiho defasado". As escolas, que são todas públicas, recebem professores das Casas de Cultura, públicas, e têm aulas nas mais diversas áreas. Os professores, periodicamente, participam de eventos para reciclar seus conhecimentos com total financiamento do Estado. Conheci a Biblioteca de uma destas Casas de Cultura... não tenho como descrever o meu deslumbramento com a estrutura. Vi crianças com pilhas de livros para levarem para casa, pois não há limites de retiradas por mês. Também vi espaços maravilhosos de leitura para adolescentes, com almofadas e conforto para permanecer lá por horas a fio... Já havia notado, nos trens, que todos lêem muito, desde crianças, adolescentes, adultos, idosos e de todas as profissões... Ah! E na Casa de Cultura que visitei há uma piscina!!! Atividade física também é cultura, tá pensando o quê? Como ainda não havia provado nenhum chocolatinho nórdico sequer (é verdade!!!) comi esse brownie típico da Suécia (Foto_3) ... boom... Ainda teve o Picadinho de Rena Sueca - Svensk Renskav (Foto_4) que a Kate preparou. Nada de censuras, eu não vi o bichinho vivo como os Porquinhos da Índia em Cuzco! A carne é muito suave e macia... Papai Noel que me desculpe... Acho que a última coisa que provei na Suécia foi a cerveja da Lapônia (Foto_5)... Não, não estou ficando fã delas, mas tenho que provar, ? Essas que provei não são da província finlandesa que leva esse nome, mas sim da região do norte da Escandinávia e, neste caso da província ao norte da Suécia. O teor alcoólico variou do 5 ao 10%. E como fui em ordem crescente, a última foi a melhor... mas na verdade já não sentia mais nada (lembrei da piada do frango com wisky)!!! Espero que não haja problemas em postar aqui essa foto... Lá há lojas específicas para o comércio de bebidas com teor alcoólico mais alto que são controladas pelo governo. Como diz a Kate "...é a social democracia..." E como não citar o motivo da alteração em minha assinatura eletrônica: o arenque! Mas do único jeito que eu o vi: dentro da lata (Foto_6)!! Quando cheguei lá, gentilmente, minha amiga pediu desculpas e disse que não poderia me chamar de Sil em público porque é o nome do peixe!! Seria como chamar alguém de bacalhau por aqui. SILL... a d o r e i ...sempre me achei uma peixa por causa da minha paixão por água, e como meus tempos de sereia já se foram há alguns anos... me dou por satisfeita por ser um bem valioso... mais ainda não sei se é gostoso... Fiquei doida com a história da Igreja do Peixe (Foto_7), na verdade um mercado só de peixes que leva esse nome por sua arquitetura. Mas não é que um casal de pescadores achou justo fazer valer o nome e se casou lá! Romântico... Hej !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?