quarta-feira, 18 de julho de 2007

Reticências...

Tem um autor, que eu estou descobrindo aos poucos, que diz que depois que inventaram as reticências... ... ... ... ... Só elas para expressar o que senti quando vi as esculturas de Gustav Vigeland. Corpos esculpidos num estilo muito peculiar e cada vez mais elaborados... enrolados... sentindo... em movimento... (fotos_1_2_3_4). O município financiou um projeto para o Parque. Vigeland levou 40 anos para completar a obra... Na época, Edvard Munch achou isso um absurdo e doou toda sua obra para a Comuna de Oslo... Ainda na cidade, fui ao Museu do Povo Nórdico (foto_5: Igreja da Lapônia), ao Museu Marítimo, ao Museu das Explorações Polares e ao Museu Viking (foto_6: um dos raros achados em bom estado de conservação) todos no Bygdøy-Oslo's Museum Centre. Depois, quando passei pela Suécia, no supermercado vi uns pacotes grandes de pão sueco, mas muito grandes mesmo. Quando perguntei o porquê do tamanho, ouvi de minha amiga Kate a história mais interessante da viagem. Segundo a história (ou estória?), o pacote grande de pão implica num conceito Viking, que hoje os suecos chamam de Lógon. É a moderação sueca, ou seja, o pacote deve ser suficiente para que todos comam, mas com moderação, dividindo. Nós só conhecemos o lado guerreiro deles, mas reza a lenda que quando Cristo deu aquela sumida famosa pelo deserto esteve pela Escandinávia e entrou em contato com a cultura Viking, levando o conceito da divisão do pão que fundamenta toda a cultura cristã...A D O R E I...só acho difícil algum dia aceitarem que os "bárbaros" tenham inventado isso...irônico, não? Ainda no Museu do Povo, com o meu pé já em frangalhos e decidida a ir embora, encontramos umas pessoas vestidas a caráter andando pela área externa do museu. Achei uma das coisas mais interessantes em todos os museus que passei. Um conceito que traz muito mais do que conhecer a cultura, os hábitos, as vestimentas... traz a emoção de conhecer um verdadeiro (e lindo!!) lapão (Foto_7)... mais reticências, por favor... ... ... ... ... Na porta da igreja, uma moça da Lapônia em trajes típicos (Foto_8).

2 comentários:

  1. Você foi em Oslo Sil? Também tenho essas fotos. Ameeeeei o Vingeland park. Amazing, huh?

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice! Eu nem queria mto ir lá pois queria ir ver o museu Munch que é o outro lado da cidade...tivemos que escolher. E a escolha me levou até o Parque Vigeland. Lindo, né? bj

    ResponderExcluir

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?