segunda-feira, 16 de junho de 2008

Yhmmy...yhmmy...

Acabei de ler um sobre um artigo científico, abordando o papel de alguns nutrientes sobre a secreção da serotonina, um neurotransmissor relacionado a nosso estado de humor, bem estar, prazer e etecéteras... Faz tempo que tenho notícias desta tal, porque ela está intimamente relacionada com muita coisa do meu trabalho, em especial atividade física, humor e alimentação... Mas neste estudo em específico, eles falam do chocolate, leite e outros alimentos gostosos que contêm o aminoácido triptofano, que é matéria prima para a síntese deste neurotransmissor. Mas eles esqueceram de mencionar que comida gostosa cheia de carinho de vó também faz a gente produzir muita serotonina. Por que vocês acham que criança é tão feliz???? Daí hoje, segundona cinzenta com zero de seronotina na sinapse, tava rezando por uma comidinhas destas. Faz anos que aqui em casa não comemos frituras de espécie alguma. Mas no meio da tarde, a casa foi inundada por aquele cheirinho de Dona Nhá fritando bolinhos de bananas, que havia séculos eu não sentia. A receita, minha vó fazia de "ôio", então ninguém sabe como era a original. Assim, foi hoje também por aqui. Mas minha mãe resolveu não regular a preciosidade e compartilhou comigo a receita que ela também fez de "ôio" e que aqueceu meu coração nesta segunda-feira fria e úmida em SP!!!
Bolinho de banana:
2 ovos bem batidos sem a pele
1 xícara de açúcar
1/2 copo de leite
2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento químico
6 bananas picadas em pedaços graúdos
Bater bem todos os ingredientes. Fritar generosas colheradas (cuidar para pegar pedaços de bananas) em óleo bem quente... e rapidinho. Rolar os bolinhos, ainda quentes, pelo açúcar com canela e comer quentinho com café ou chá no meio da tarde fria junto com quem se ama! Infalível pra subir a serotonina de qualquer um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já mochilou ou quer mochilar por aqui também?